domingo, 6 de maio de 2012

As certezas e as dúvidas de Paulo Bento para o Euro 2012


Falta pouco mais de uma semana para Paulo Bento divulgar os 23 jogadores convocados para o Euro 2012. O anúncio será feito no dia 14 de maio (segunda-feira) e analisando o que têm sido as opções de Paulo Bento e as suas declarações públicas, segundo as quais existem muito poucas dúvidas, é possível fazer um esboço da convocatória.

16 nomes são indiscutíveis. Os guarda-redes Rui Patrício e Eduardo; os defesas João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Rolando e Fábio Coentrão; os médios Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles e Carlos Martins; os extremos Cristiano Ronaldo, Nani e Ricardo Quaresma; os pontas de lança Hugo Almeida e Hélder Postiga.

Guarda-redes - Rui Patrício é o dono indiscutível das redes da seleção nacional e está a realizar a sua melhor época de sempre. Eduardo, apesar de quase não ter jogado no Benfica, tem sido sempre chamado por Bento, que certamente não lhe irá agora tirar o tapete.

Sobra um nome, para dois candidatos: Quim (Sporting de Braga) e Beto (Cluj). Ambos são titulares dos seus clubes e têm merecido por vezes a confiança do selecionador nacional.

Defesas - O quarteto defensivo é indiscutível e de grande qualidade - João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão. É certo que Alves e Coentrão estão longe de serem titulares indiscutíveis do Zenit e Real Madrid, respetivamente, mas o seu alto rendimento sempre que foram chamados a representar Portugal oferece garantias.

No entanto, a falta de alternativas válidas é uma evidência. Sílvio, do Atlético de Madrid, seria a primeira solução óbvia para as laterais da defesa, mas só voltou a treinar-se na última sexta-feira, depois de mais uma lesão sofrida. Estará em boas condições físicas?

Bosingwa, já se sabe, é uma carta fora do baralho para Paulo Bento, que deverá lançar mão do polivalente Ricardo Costa, que poderá funcionar como um "três em um", constituindo alternativa como central e dos dois lados da defesa. Duda também é uma forte possibilidade para lateral esquerdo.

Não nos podemos esquecer ainda de Miguel Veloso, que em caso de necessidade poderá ser defesa esquerdo, como tantas vezes sucedeu no "reinado" de Paulo Bento no Sporting.

Sereno e Manuel da Costa são outras duas opções para o centro da defesa, mas menos prováveis.

Médios - Paulo Bento apostou no trio formado por Miguel Veloso, João Moutinho e Raul Meireles nos dois últimos jogos oficiais realizados, no "play-off" com a Bósnia. No entanto, Veloso deixou de ser titular no Génova, o que faz com que Carlos Martins seja um forte candidato à titularidade.

Apesar de nunca ter sido chamado por Paulo Bento, é de crer que Hugo Viana seja convocado. Aliás, o médio do Sporting de Braga estava "na calha" para alinhar no último encontro de preparação, com a Polónia, e só não terá sido chamado porque o selecionador não convocou qualquer jogador do Sporting de Braga, pelo facto dos arsenalistas terem defrontado o Vitória de Guimarães numa segunda-feira à noite. A partida com a Polónia era na quarta-feira...

Ruben Micael, um dos preferidos de Paulo Bento, não é titular indiscutível no Saragoça, mas dificilmente deixará de continuar a merecer a confiança do selecionador nacional.

Extremos - Cristiano Ronaldo, Nani e Ricardo Quaresma estão seguros. Depois da lesão de Danny, Silvestre Varela é a mais óbvia opção para completar o lote. Vítor Pereira tem dado uma ajuda, ao colocá-lo como titular nos últimos jogos... Mas Hélder Barbosa (Sporting de Braga) poderá ser uma surpresa de última hora.

Avançados - O mal amado Hélder Postiga foi o melhor marcador de Portugal na fase de qualificação e parte na linha da frente para garantir o lugar de titular. Hugo Almeida será obviamente chamado, existindo a dúvida sobre quem será o terceiro elemento.

Os candidatos são dois: Nelson Oliveira, talentoso mas ainda "verde", e Nuno Gomes, um jogador que numa partida que estiver a correr mal pode entrar para decidir, como tantas vezes aconteceu no Sporting de Braga esta época.

Esta poderá bem ser a única dúvida de Bento, mas o mais provável é que o selecionador nacional já tenha há muito na cabeça os 23 que vai levar para a Polónia e Ucrânia...

Dê uma ajuda a Paulo Bento e diga quais devem ser os 23 convocados. Entretanto, aqui fica a aposta do Relvado:

Guarda-redes (3) : Rui Patrício, Eduardo e Quim;

Defesas (7): João Pereira, Ricardo Costa, Bruno Alves, Pepe, Rolando, Fábio Coentrão e Duda;

Médios (6): Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles, Carlos Martins, Hugo Viana e Ruben Micael;

Extremos (4): Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Quaresma e Hélder Barbosa (Silvestre Varela)

Avançados (3): Hélder Postiga, Hugo Almeida e Nelson Oliveira (Nuno Gomes).

(Relvado)

Sem comentários:

Enviar um comentário