terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pela boca morre João Pereira

João Pereira viu, diante do Beira-Mar, o quinto cartão amarelo na Liga e, como tal, vai falhar o jogo com o Marítimo, fruto do castigo correspondente a esta série de admoestações, partida essencial para as aspirações do Sporting. No final da vitória sobre os aveirenses, Carlos Freitas veio em defesa do lateral-direito, queixando-se de que este é vítima de "uma perseguição" por parte dos árbitros. Certo é, porém, que o feitio do internacional português é determinante no elevado peso das sanções disciplinares na sua carreira de leão ao peito: é que, dos cartões que lhe foram exibidos desde que chegou a Alvalade, mais de metade são o resultado de palavras proferidas, em protesto ou quezílias com adversários.
No Sporting, João Pereira já participou em 87 encontros, tendo recebido 28 cartões, 26 dos quais amarelos e dois vermelhos. Na verdade, um dos vermelhos e 14 dos amarelos foram o resultado de palavras ou gestos na direcção de juízes e adversários, com repetidas atitudes de protesto ou desafio.

O próprio jogador tem consciência da dificuldade em controlar a sua irritação, como confessou, em Maio de 2011, em entrevista a O JOGO. "É verdade. Fervo em pouca água, tenho tentado melhorar, mas nasceu comigo e não é fácil de abandonar. Tenho pena é da dualidade de critérios tão forte só por ser o João Pereira e, quando são outros jogadores, não acontece nada", disse, então, o camisola 47, que tinha acabado de ser expulso, com um cartão vermelho directo - por palavras -, diante do Portimonense: "Pelos regulamentos, com o que eu disse, posso ser expulso. Mas se todos fossem expulsos por isso em Portugal, os jogos não acabavam. Por isso digo que há dualidade de critérios. O João Pereira tem um rótulo, e isso vai-se manter a vida toda. Mesmo que melhore, se acontecer alguma coisa é o João Pereira e levo logo vermelho."
O seu comportamento é conhecido de todos e, como tal, foi-lhe entregue a braçadeira de capitão no jogo com o Beira-Mar, na tentativa de promover maior tolerância do árbitro e responsabilizar mais o próprio jogador.
(Jornal O Jogo)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Paulo Bento descarta abordar polémicas em torno de João Pereira

Paulo Bento disse na manhã desta segunda-feira que não tem ainda definido o grupo que irá representar Portugal no Euro-2012. À margem do Fórum do Treinador de Futebol, o seleccionador nacional mostrou-se orgulhoso por a Selecção inaugurar um dos estádios do Europeu.

«Esta é ainda uma fase de estudo e observação, pois temos uma longa lista de jogadores para escolher, e não os 18 ou 23 que habitualmente são falados», referiu Paulo Bento. O técnico lembrou ainda a importância do jogo particular com a Polónia: «É um jogo importante pelo facto de ser o último antes da convocatória.»
O particular marcará a inauguração do Estádio Nacional de Varsóvia, o que para Paulo Bento é motivo de orgulho: «Revela prestígio o convite para inaugurar um dos estádios do Euro-2012, frente à selecção de um dos países organizadores.»

Paulo Bento manteve-se à margem das recentes polémicas em torno de jogadores como Pepe, João Pereira e Rúben Amorim nos seus clubes. «Não faltava mais nada do que eu estar a falar sobre o que acontece aos jogadores ao serviço dos seus clubes. Há pessoas responsáveis para resolver esse género de competências e nunca me viram comentar, nem vão ver, o que se passa com os jogadores nos seus clubes», concluiu.

(MaisFutebol)

domingo, 29 de janeiro de 2012

João Pereira acusado de gozar com os adversários

O director-desportivo, Carlos Freitas, criticou a arbitragem e defendeu o capitão desta noite do Sporting. «O João Pereira está a ser alvo de uma campanha persecutória», declarou, para acrescentar sobre o cartão que afasta o lateral-direito do encontro com o Marítimo: «O amarelo que vê é precedido de uma falta sobre ele.» Sobre isto, o outro protagonista do lance, Nildo, respondeu mais tarde.

Nildo, médio do Beira Mar, em declarações após o jogo com o Sporting, da 17ª jornada da Liga 2011/12 em que acusou João Pereira de gozar com os adversários:

Que se passou entre si e João Pereira?

«Ele está sempre a falar com os jogadores, humilha os adversários porque joga numa equipa do nível do Sporting. Tem falta de carácter. Tem é de ser profissional nas quatro linhas. Não foi só comigo, vejam os jogos. Da outra vez foi com o Cristiano [em Aveiro, na primeira volta], agora comigo.»

Acerca do lance em que João Pereira viu cartão amarelo, e que Carlos Freitas criticou, e que faz o lateral do Sporting falhar a deslocação ao terreno do Marítimo

«Foi pela reclamação [de João Pereira]. Acho que não foi falta, eu ganhei a bola num esforço meu.»

(MaisFutebol)

Sporting 2-0 Beira-Mar

À sétima tentativa, o Sporting conseguiu ganhar em 2012 (2-0 ao Beira-Mar, em Alvalade). Ambos os golos foram marcados por Onyewu, de cabeça, aos 18 e 27 minutos.

Os leões não puderam contar com os lesionados Rinaudo, Van Wolfswinkel e Schaars. Izmailov já não está magoado, mas não apresenta ainda ritmo competitivo. Bojinov está suspenso.

No lado do Beira-Mar, as grandes ausências foram os lesionados André Marques e Dudu, Balboa (ao serviço da Guiné Equatorial, na CAN) e Cristiano, alvo de um processo disciplinar

O Sporting tinha absoluta necessidade de vencer na luta pelo terceiro lugar. Isto porque o Sporting de Braga, equipa que ocupa essa posição, já tem cinco pontos de avanço. Esta segunda-feira há um Marítimo-Sporting de Braga, o que irá beneficiar os leões, desde que a equipa de Domingos Paciência vença o Beira-Mar... Os madeirenses ocupam a quarta posição, com os mesmos pontos dos lisboetas.

FICHA DE JOGO

Estádio: José de Alvalade, em Lisboa.

Sporting - Beira-Mar, 2-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores: 1-0, Onyewu, 18 minutos. 2-0, Onyewu, 28.

Sporting: Rui Patrício, João Pereira (capitão), Onyewu, Rodríguez, Insúa, Elias, Renato Neto (André Santos, 60), Matías (André Martins, 71), Jéffren (Carrillo, 57), Ribas e Capel.

(Suplentes: Marcelo, Polga, Evaldo, Carrillo, André Santos, André Martins e Diego Rubio).

Beira-mar: Jonas, Pedro Moreira, Yohan Tavares, Hugo, Joãozinho (Atila Turam, 87), Nuno Coelho, Zhang, Artur, Nildo, Élio (Serginho, 62) e Douglas.

Suplentes: Paes, Bura, Jaime, Atila Turam, Tiago Barros, Ricardo Dias e Serginho).

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo a Onyewu (01), Douglas (26), Pedro Moreira (30), Joãozinho (38), Renato Neto (39), João Pereira (53), Carrillo (63) e Rodriguez (67).

Assistência: 38.405 espetadores.

(Relvado)

sábado, 28 de janeiro de 2012

20 convocados para a receção ao Beira-Mar

O médio brasileiro Elias regressa aos convocados do Sporting para a partida de amanhã com o Beira-Mar, depois de ter cumprido castigo no último encontro da Liga.

Fora da convocatória fica Schaars, que se juntou a Van Wolfswinkel no lote de lesionados.

O médio faz tratamento de ginásio e o tempo de paragem a que será obrigado será divulgado pelo departamento médico dos leões apenas no final próxima semana.

Já o avançado espera-se que seja reintergrado nos primeiros dias da semana.

Izmailov e Rinaudo, que só recentemente foram reintegrados nos treinos após lesão, e Bojinov, alvo de um processo disciplinar, também não foram convocados por Domingos.

Xandão, Tiago e Arias ficam de fora por opção.

Lista dos convocados:

Guarda-redes: Patrício e Marcelo;

Defesas: Rodríguez, Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, João Pereira e Insúa;

Médios: Matias, Pereirinha, Jeffren, André Santos, André Martins, Renato Neto e Elias;

Avançados: Capel, Carrillo, Rubio e Ribas.

(Jornal A Bola)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sporting prepara a receção ao Beira-Mar

O Sporting prepara a receção ao Beira-Mar, em partida a contar para a 17ª jornada da Liga Zon Sagres, e Domingos Paciência não pode contar com quatro jogadores.

Schaars é o mais recente jogador lesionado no plantel, juntando-se a Rinaudo, Izmailov e Ricky van Wolfswinkel, que também não treinam com o restante plantel e, por isso, ainda não serão opção para o encontro frente aos aveirenses.

Por outro lado, Domingos já conta no treino com Alberto Rodríguez, que está recuperado, depois de ter falhado o jogo com o Olhanense por problemas físicos.

O jogo começará as 17h de domingo, dia 29 de janeiro e será transmitido pela SporTV 1. O Sporting atribuiu este jogo ao “Jogo das Famílias” pelo qual a entrada será gratuita a crianças dos 3 anos até aos 11 anos (inclusive).

(zerozero.pt)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Miki Fehér, oito anos depois

Decorria uma noite de domingo, dia 25 de janeiro de 2004, quando Vitória de Guimarães e Benfica jogavam para a 19.ª jornada do campeonato. Seria o último jogo para Miklós Fehér.

O nosso João Pereira saiu aos 59min para dar lugar a Fehér. Nos primeiros segundos do período de compensação o avançado ainda fez a assistência para o golo de Fernando Aguiar, o único naquele encontro. Dois minutos depois, Fehér atrasava a marcação de um livre. Viu o cartão amarelo, sorriu, virou as costas para o árbitro Olegário Benquerença e caiu. Os médicos e colegas de imediato aperceberam-se que ele tinha sofrido uma paragem cardíaca, e o seu colega Sokota tirou-lhe a língua da garganta com as suas próprias mãos para que Miki não sufocasse imediatamente, tendo de seguida sido submetido a uma reanimação, nesta altura todo o estádio já se tinha apercebido da gravidade da situação. Uma ambulância entrou no campo para transportar o jogador para o hospital. Nessa mesma noite, viria a ser confirmada a morte de Miklós Fehér, devido a uma cardiomiopatia hipertrófica. Tinha 24 anos.

Oito anos depois, a memória do jovem avançado continua bem presente entre os adeptos portugueses e o povo húngaro.
Antes de mais, o Benfica, o último clube que Fehér representou em vida. O emblema encarnado decidiu retirar a fatídica camisola 29 e entregar anualmente prémios em memória do jogador. Para além disso, mandou fazer um busto para perpetuar a memória do avançado. Ao lado do busto encontra-se o equipamento desse último jogo, onde podemos ver em baixo.




Na Hungria, Miklós Fehér também não é esquecido. Os pais do jogador abriram um museu em Gyor, terra-natal, com todas as recordações da carreira do avançado.
Gyor é mesmo o sítio onde Miki é lembrado com maior pompa e circunstância. Anualmente, no final de Dezembro, é organizado um torneio de caridade com o nome do malogrado atleta, juntando antigas estrelas do futebol local.



Para além disso, centenas de jovens húngaros convivem diariamente com a memória de Fehér. O Gyor Eto F.C., clube que descobriu o seu talento, avançou para a construção de uma academia de futebol e de um colégio com o nome de Miklós Fehér.
Esta tarde, no dia em que se completa mais um ano de desaparecimento do jogador, familiares e amigos rumarão ao cemitério para uma sentida homenagem. Nunca será esquecido.

(adaptado do MaisFutebol)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

«Momento menos positivo» adia sessão de autógrafos

A Puma, patrocinador do futebol profissional do Sporting, decidiu adiar «por algumas semanas» a sessão de autógrafos com João Pereira e Daniel Carriço que deveria realizar-se hoje, terça-feira, em Lisboa.

Em comunicado, a marca alemã atribui a decisão ao «período menos positivo da equipa de futebol», argumentando que, «tendo em conta que a sessão de autógrafos pretende ser um momento de festa e celebração entre atletas e adeptos», considerou-se «pertinente levá-la a cabo somente daqui a algumas semanas».

A sessão de autógrafos terá lugar durante o mês de fevereiro, em dia e hora a anunciar brevemente.

(Jornal A Bola)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Olhanense 0-0 Sporting

Olhanense e Sporting empataram 0-0 no jogo que encerrou a 16ª jornada do campeonato. As duas equipas tiveram muitas oportunidades de golo, mas as melhores foram da equipa da casa. E valeu Rui Patrício ao leão, com três defesas fabulosas no espaço de dois minutos.

Este jogo era decisivo para os leões na luta pelo terceiro lugar. A equipa de Domingos tem agora cinco pontos de atraso em relação ao terceiro, que é o Sporting de Braga e têm os mesmos pontos do quarto colocado, Marítimo. Mas estão em quinto, pois perderam com os madeirenses...

Domingos Paciência apresentou muitas mexidas em relação à equipa apresentada no último jogo, com o Moreirense. Sairam Marcelo, Rodríguez, Carriço, Schaars e Ribas e entraram Rui Patrício, Polga, Renato Neto, Matías Fernáandez e Jeffrén. Ou seja, não houve ponta de lança de raíz.

E houve uma contrariedade de última hora: Schaars lesionou-se no aquecimento e foi substituído por Carriço.

FICHA DE JOGO

Estádio: José Arcanjo, em Olhão.

Olhanense - Sporting, 0-0.

Olhanense: Fabiano Freitas, Mexer, Maurício, André Pinto, Ismaily, Fernando Alexandre, Cauê (Vasco Fernandes, 89), Salvador Agra (Dady, 84), Rui Duarte, Wilson Eduardo (Toy, 80) e Yontcha.

(Suplentes: Bruno Veríssimo, Regula, Toy, Djalmir, Jander, Dady e Vasco Fernandes).

Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Onyewu, Polga, Insua, Daniel Carriço, Renato Neto (André Martins, 64), Matias Fernandez (André Santos, 75), Carrillo, Jeffren (Diego Rubio, 64) e Capel.

(Suplentes: Marcelo Boeck, André Santos, Evaldo, Pereirinha, André Martins, Ribas e Rubio).

Árbitro: Vasco Santos (Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ismaily (11), Yontcha (52), João Pereira (74), Salvador Agra (76), Carrillo (90), Diego Rubio (90).

Assistência: 4.066 espetadores.

(Relvado)


domingo, 22 de janeiro de 2012

Convocados para a deslocação a Olhão

O avançado chileno Diego Rubio e o médio português Bruno Pereirinha são as novidades de Domingos Paciência nos convocados para a partida da 16.ª jornada da Liga ZON Sagres, frente ao Olhanense, que se irá realizar na segunda-feira às 20 e 15.

Elias, castigado, e Bojinov, suspenso pelo clube, são as duas baixas para o embate do Estádio José Arcanjo que será arbitrado por Vasco Santos.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Patrício e Marcelo Boeck;

Defesas: Rodríguez, Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, João Pereira, Insúa;

Médios: Schaars, Capel, Matías, Jeffren, Pereirinha, André Santos, André Martins e Renato Neto;

Avançados: Carrillo, Ribas e Rubio.

(Jornal Record)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Sporting prepara jogo com Olhanense à porta fechada

A equipa do Sporting voltou este sábado a preparar à porta fechada o jogo com o Olhanense, da 16.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, numa sessão que decorreu na Academia de Alcochete.
   
O treinador Domingos Paciência ensaiou a estratégia para o jogo de segunda-feira longe de todos os olhares, numa altura em que os "leões" procuram a primeira vitória em 2012 e acabar com uma série de cinco jogos sem vencer. Para o jogo com o Olhanense, o técnico não pode contar com os lesionados Rinaudo e Wolfswinkel, enquanto o médio brasileiro Elias vai ficar de fora devido a castigo, por acumulação de uma série de cartões amarelos.
Também fora das opções está o avançado Valeri Bojinov, que está suspenso pelo clube enquanto decorre o processo disciplinar, depois do episódio que envolveu o búlgaro e Matias Fernández, aquando da marcação de uma grande penalidade no jogo com o Moreirense, da Taça da Liga. 
Quem pode regressar às opções é o russo Marat Izmailov, depois da lesão sofrida no jogo com o FC Porto, uma vez que o departamento clínico anunciou que o médio regressava ao trabalho com a equipa após o jogo com o Moreirense. 
A equipa do Sporting regressa ao trabalho no domingo, pelas 10.30 horas, na Academia em Alcochete, seguindo-se a conferência de imprensa do técnico Domingos Paciência.
O jogo entre o Sporting e o Olhanense está agendado para segunda-feira, pelas 20.15 horas, no Estádio José Arcanjo, em Olhão, numa partida que será arbitrada pelo portuense Vasco Santos e terá transmissão televisiva na Sport TV1.

(Jornal de Notícias)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Domingos Paciência: «João Pereira despediu-se? Não vi»

Domingos Paciência atribui pouca importância ao facto de João Pereira, que hoje foi apontado como possível reforço do Paris Saint-Germain, ter dado uma volta ao relvado no final do jogo com o Moreirense.

«Não vi, retirei-me assim que o árbitro terminou o jogo. O João deu uma volta ao relvado... se calhar ainda lá está mais algum», ironizou o treinador leonino, que diz nada saber sobre a eventual saída do lateral no mercado de inverno.

«Despedida de quê? Conto com este plantel e é este plantel que quero levar até ao fim», indicou.

(Jornal A Bola)


 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

João Pereira foi o último a deixar o relvado

Voltas olímpicas depois de insucessos são pouco comuns, daí que o agradecimento de João Pereira, a solo, no relvado aos adeptos não tenha passado despercebido. O lateral-direito que, como O JOGO noticiou, está na calha para atenuar as dificuldades financeiras do Sporting, agradeceu aos adeptos, recebeu palmas e até quis dar a camisola ao speaker, tudo em clima de despedida.

Mas a verdade é que a saída de João Pereira está mesmo na ordem do dia, pois o Paris Saint-Germain parece decidido a avançar com uma proposta e até já terá comunicado ao Sporting o interesse no internacional português. Segundo a rádio francesa RMC, o lateral-direito agrada bastante ao treinador Carlo Ancelotti, que procura um futebolista sólido a defender e com forte propensão atacante, à imagem de Maxwell, recentemente contratado ao Barcelona para o flanco esquerdo. Como O JOGO noticiou, os leões exigem sete milhões de euros, o valor da cláusula de rescisão.

(Jornal O Jogo)

Taça da Liga: Sporting 1-1 Moreirense

Sporting e Moreirense empataram a um golo em Alvalade, em jogo da segunda jornada da Taça da Liga. Os golos foram apontados na primeira parte, por Capel, primeiro, aos 28 minutos, e por Ghilas, aos 35. Osleões desperdiçaram uma grande penalidade, por Bojinov, já no período de descontos.

O regresso de Carriço e Carrillo ao onze, por troca com Matías Fernandez e Evaldo, foram as novidades que Domingos Paciência apresentou na equipa titular. Realce também para a aposta de novo para a frente de ataque no reforço Sebastién Ribas, que se estreou no passado fim-de-semana em Braga.

A ficha:

Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting - Moreirense, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:
1-0, Capel, 28 minutos.

1-1, Ghilas, 34.

Sporting: Marcelo, João Pereira, Onyewu, Rodriguez, Ínsua, Elias, Carriço (Matias Fernandez, 46), Schaars, Carrillo (Jeffren 69), Ribas (Bojinov, 46) e Capel.

(Suplentes: Rui Patrício, Evaldo, André Santos, Renato Neto, Jeffren, Matias Fernandez e Bojinov).

Moreirense: Ricardo, Chico, Anilton, Pinto (Ricardo Fernandes, 76), Augusto, Tales, Bru (Júlio César, 57), Luís Pinto (Wagner, 73), Filipe Gonçalves, Pintassilgo e Ghilas.

(Suplentes: Ferreira, Bruno Moreira, Robson, Júlio César, Ricardo Fernandes, João Vicente e Wagner).

Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).

 Ação disciplinar: Cartão amarelo para Augusto (64 e 90+2), Júlio César (65), Pintassilgo (67), Tales (78), Ghilas (80), João Pereira (82). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Augusto (90+2).

Assistência: 17.440 espectadores.

(Relvado)



Patrício e João Pereira formam dupla nacional para a Taça da Liga

Um na baliza, o outro no lado direito da defesa: Rui Patrício e João Pereira devem ser a dupla formada localmente (em Portugal) que o Sporting deve apresentar logo de início, frente ao Moreirense.

Recorde-se que os regulamentos da Taça da Liga obrigam a que as equipa utilizem, pelo menos durante 45 minutos, uma dupla formada no futebol nacional, algo que para os leões não apresenta dificuldades de maior, tal a tradição das suas escolas.

No entanto, se Domingos Paciência optar por colocar Marcelo Boeck na baliza, terá de promover a titular ou colocar em jogo pelo menos durante 45 minutos, outro jogador.

No leque dos convocados para o encontro desta quinta-feira, como os homens de Moreira de Cónegos – 20.15 horas –, há mais quatro jogadores com esta característica. A saber: Daniel Carriço, André Santos, Renato Neto e André Martins.

(Jornal A Bola)

PSG tenta João Pereira

De acordo com a radio francesa RMC, os dirigentes do Paris Saint Germain já entraram em contacto com os seus homólogos do Sporting para oficializar o interesse na contratação de João Pereira.

O alegado interesse na contratação do jogador já tinha sido noticiado no início da semana, inserindo-se na pretensão de o treinador da equipa parisiense, o italiano Carlo Ancelotti, pretender um jogador de caráter ofensivo para o posto de lateral direito.

O brasileiro Maicon, do Inter Milão, seria o alvo prioritário, mas o clube italiano recusou qualquer contato, pelo que os responsáveis do PSG viraram-se para João Pereira.

A RMC garante que já foram efetivados os primeiros contatos com o Sporting, faltando saber se foi ou não apresentada uma proposta concreta.

João Pereira, recorde-se, tem contrato com os leões até junho de 2014, com cláusula de rescisão fixada em sete milhões de euros, valor baixo se tivermos em conta a grande disponibilidade financeira que o PSG ostenta atualmente, face à entrada de capital estrangeiro no clube.

(Jornal A Bola)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Taça da Liga: convocados para a receção ao Moreirense

Daniel Carriço regressou esta quarta-feira à lista de convocados do Sporting. Domingos Paciência anunciou esta quarta-feira a convocatória para o jogo com o Moreirense (quinta, às 20 e 15) da Taça da Liga.

Os médios Renato Neto e André Martins estão também de regresso. Os dois jogadores ficaram de fora por opção no último jogo, frente ao Sporting de Braga, e voltam às opções de Domingos Paciência, que deixou de fora Arias e Pereirinha.

Entretanto, os leões informaram que Rinaudo vai ser reintegrado "dois ou três dias depois do jogo com o Olhanense", da 16.ª jornada do campeonato, ao passo que Izmailov, também de fora por lesão, será integrado depois do jogo de quinta-feira, da Taça da Liga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo.

Defesas: Rodriguez, Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, João Pereira e Insua.

Médios: Schaars, Capel, Matias Fernández, Jeffren, Carrillo, André Santos, André Martins, Renato Neto e Elias.

Avançados: Bojinov e Seba Ribas

(Jornal Record)

João Pereira pode ajudar a aliviar finanças

Mais cedo do que tarde poderá acontecer a transferência de João Pereira, possivelmente antes do encerramento da janela de mercado deste mês. Para precipitar a saída de um dos activos cuja negociação era seriamente perspectivada pela Sporting, SAD no final da corrente temporada, bastará uma proposta tentadora, algo que, todavia, ainda não sucedeu, sabe O JOGO. Ainda assim, é sobejamente sabido que não falta interesse no mercado pelo camisola 47... e que os cofres do emblema de Alvalade necessitam urgentemente da entrada de divisas. Certo, apenas um factor: o defesa não sairá por menos de sete milhões de euros, agora que o endinheirado PSG está também na corrida.

João Pereira tem contrato até 2014 e é titular absoluto da lateral direita leonina, posto posteriormente conquistado na Selecção Nacional. A própria idade (fará 28 anos a 25 de Fevereiro) e o desejo do futebolista de se aventurar numa liga mais competitiva são factores que prometem pesar numa eventual operação. Porém, os já referidos sete milhões de euros constantes da cláusula de rescisão do defesa - accionável somente no termo da época, mas limite mínimo para discussão de valores nesta altura - constituem um número consideravelmente baixo quando comparado com o habitualmente praticado, mas os leões pedem, no mínimo, esta cifra.

São públicas as dificuldades financeiras que assolam o Sporting e, por consequência, afectam a sua gestão corrente. O próprio presidente Luís Godinho Lopes assumiu a dimensão deste cenário em entrevista exclusiva a O JOGO, publicada no primeiro dia do presente ano. Também líder da SAD, o responsável máximo pelo Conselho Directivo fixou o investimento para esta temporada em 35,5 milhões de euros, um esforço a carecer de algum retorno no curto prazo. Simplificando, importa fazer dinheiro já em Janeiro com uma vantajosa venda de um jogador, sem depauperar as fileiras às ordens de Domingos Paciência.

Neste plano, o técnico leonino conta, para a posição em causa, com Pereirinha e Arias. João Gonçalves é outro quadro que encaixaria neste contexto, mas o atleta recupera de lesão, contexto que pode abrir espaço a Cédric - cedido à Académica -, sem esquecer o próprio Ricardo Esgaio, defesa-direito a progredir no conjunto sub-19 leonino (ver mais informação acima nesta página).

Há muito associado a diversos emblemas do Velho Continente, João Pereira surgiu agora apontado como um desejo do endinheirado PSG. Antes fora especulado o interesse dos poderosos Barcelona e AC Milan no jogador que nesta temporada ascendeu ao naipe de capitães da turma verde e branca. Formado no rival Benfica, o lisboeta chegou ao Sporting há dois anos, conquistando a titularidade, o reconhecimento do público leonino e um lugar no onze inicial de Portugal. O futuro de João Pereira pode desenhar-se fora de Alvalade.

Selecção é um espaço de afirmação

Por diversas ocasiões internacional pelos escalões jovens de Portugal, João Pereira é hoje o dono da lateral direita da principal turma das Quinas, condição a que ascendeu depois de o seleccionador Paulo Bento o preferir a José Bosingwa. A par de Rui Patrício, o lisboeta é um dos principais e habituais representantes do Sporting na Selecção Nacional, sendo praticamente certa a sua presença no Campeonato da Europa deste ano, salvo qualquer imponderável. Resta saber se ainda o fará na condição de jogador dos leões.

Bem calçados à direita

Entre apostas presentes, de futuro e sem esquecer recuperáveis de lesão no futuro ou até de elementos emprestados, são cinco os jogadores pertencentes aos quadros do Sporting que, além de João Pereira, podem ocupar a lateral direita. Domingos Paciência não se queixa de falta de soluções.

Pereirinha

Em busca da afirmação

O 25 é polivalente e tem tido oportunidades para finalmente se afirmar.

Arias

Na bolsa de valores

Reforço de 20 anos, o colombiano é aposta a médio prazo, mas já se mostra.

João Gonçalves

Na luta contra o azar

Formando leonino amadurecido em Olhão, recupera de nova operação a um joelho.

Cédric

A "estudar" em Coimbra

Também versátil na direita, está a progredir bem na Académica, à qual foi cedido.

Ricardo Esgaio

Um lateral... à João Pereira

Um esteio dos sub-19, é extremo convertido a lateral, tal como João Pereira.

Assim hoje, com esta notícia, o nosso João Pereira faz a capa do jornal O Jogo.

(Jornal O Jogo)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Leão prepara jogo à porta fechada

Após o desaire de segunda-feira à noite frente ao SC Braga (1-2), o Sporting já prepara o encontro de quinta-feira, às 20.15 horas, no Estádio José Alvalade, frente ao Moreirense, a contar para a Taça da Liga, à porta fechada na Academia, em Alcochete. Nesta partida, ainda subsistem as dúvidas quanto à possibilidade de Domingos Paciência poder contar com Izmailov, que se lesionou na partida diante do FC Porto. Rinaudo e Van Wolfswinkel, também lesionados, são cartas fora do baralho.

(Jornal A Bola)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

João Pereira na agenda do PSG

João Pereira, do Sporting, e Fucile, do FC Porto, são esta segunda-feira colocados na lista de possíveis reforços do Paris Saint-Germain.

Segundo noticia a Imprensa gaulesa, o clube parisiense elegeu o brasileiro Maicon, do Inter Milão, como o alvo prioritário no mercado de inverno.

No entanto, os nerazzurri parecem pouco inclinados a abrir mão do lateral-direito, de 30 anos, por quem o PSG terá oferecido 15 milhões de euros.

Se fracassar na investida por Maicon, o emblema de Paris terá como alternativas os internacionais, português e uruguaio, segundo relatos da Imprensa francesa.

João Pereira e Jorge Fucile têm vínculos válidos até 2014 e cláusulas de rescisão de 20 milhões de euros.

(Jornal A Bola)

João Pereira nas capas dos jornais

João Pereira está hoje nas capas dos jornais pelo pior motivo, a derrota do Sporting frente ao Braga ontem à noite.


domingo, 15 de janeiro de 2012

João Pereira: «Título vai ser complicado»

João Pereira, capitão leonino, era um homem desolado após o desaire da sua formação frente ao Sp. Braga, por 2-1, em encontro da 15.ª jornada da Liga Zon Sagres. Aos microfones da SportTV o talentoso lateral abordou a contenda e o que correu mal à sua formação.

“Entrámos mal no jogo e o Sporting de Braga criou as melhores oportunidades, mas a partir dos 20 minutos começámos a equilibrar o jogo”, iniciou.

“Na segunda parte voltámos a entrar mal e o Sp. Braga aproveitou. Temos de reagir senão voltamos aos mesmos erros do passado, algo que temos de evitar”, explicou depois.

Quanto ao primeiro golo da partida, palavras sinceras: “Foi com o Onyewu. Cada um pensou que o outro ia tirar a bola e no final ninguém lá foi.”

A terminar, tempo para saber se os leões ainda estão na luta pelo título: “Enquanto for matematicamente possível estamos na luta mas já entendemos que vai ser muito complicado. Penso que todos sabem isso.”

(Jornal Record)