quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

João Pereira pode ajudar a aliviar finanças

Mais cedo do que tarde poderá acontecer a transferência de João Pereira, possivelmente antes do encerramento da janela de mercado deste mês. Para precipitar a saída de um dos activos cuja negociação era seriamente perspectivada pela Sporting, SAD no final da corrente temporada, bastará uma proposta tentadora, algo que, todavia, ainda não sucedeu, sabe O JOGO. Ainda assim, é sobejamente sabido que não falta interesse no mercado pelo camisola 47... e que os cofres do emblema de Alvalade necessitam urgentemente da entrada de divisas. Certo, apenas um factor: o defesa não sairá por menos de sete milhões de euros, agora que o endinheirado PSG está também na corrida.

João Pereira tem contrato até 2014 e é titular absoluto da lateral direita leonina, posto posteriormente conquistado na Selecção Nacional. A própria idade (fará 28 anos a 25 de Fevereiro) e o desejo do futebolista de se aventurar numa liga mais competitiva são factores que prometem pesar numa eventual operação. Porém, os já referidos sete milhões de euros constantes da cláusula de rescisão do defesa - accionável somente no termo da época, mas limite mínimo para discussão de valores nesta altura - constituem um número consideravelmente baixo quando comparado com o habitualmente praticado, mas os leões pedem, no mínimo, esta cifra.

São públicas as dificuldades financeiras que assolam o Sporting e, por consequência, afectam a sua gestão corrente. O próprio presidente Luís Godinho Lopes assumiu a dimensão deste cenário em entrevista exclusiva a O JOGO, publicada no primeiro dia do presente ano. Também líder da SAD, o responsável máximo pelo Conselho Directivo fixou o investimento para esta temporada em 35,5 milhões de euros, um esforço a carecer de algum retorno no curto prazo. Simplificando, importa fazer dinheiro já em Janeiro com uma vantajosa venda de um jogador, sem depauperar as fileiras às ordens de Domingos Paciência.

Neste plano, o técnico leonino conta, para a posição em causa, com Pereirinha e Arias. João Gonçalves é outro quadro que encaixaria neste contexto, mas o atleta recupera de lesão, contexto que pode abrir espaço a Cédric - cedido à Académica -, sem esquecer o próprio Ricardo Esgaio, defesa-direito a progredir no conjunto sub-19 leonino (ver mais informação acima nesta página).

Há muito associado a diversos emblemas do Velho Continente, João Pereira surgiu agora apontado como um desejo do endinheirado PSG. Antes fora especulado o interesse dos poderosos Barcelona e AC Milan no jogador que nesta temporada ascendeu ao naipe de capitães da turma verde e branca. Formado no rival Benfica, o lisboeta chegou ao Sporting há dois anos, conquistando a titularidade, o reconhecimento do público leonino e um lugar no onze inicial de Portugal. O futuro de João Pereira pode desenhar-se fora de Alvalade.

Selecção é um espaço de afirmação

Por diversas ocasiões internacional pelos escalões jovens de Portugal, João Pereira é hoje o dono da lateral direita da principal turma das Quinas, condição a que ascendeu depois de o seleccionador Paulo Bento o preferir a José Bosingwa. A par de Rui Patrício, o lisboeta é um dos principais e habituais representantes do Sporting na Selecção Nacional, sendo praticamente certa a sua presença no Campeonato da Europa deste ano, salvo qualquer imponderável. Resta saber se ainda o fará na condição de jogador dos leões.

Bem calçados à direita

Entre apostas presentes, de futuro e sem esquecer recuperáveis de lesão no futuro ou até de elementos emprestados, são cinco os jogadores pertencentes aos quadros do Sporting que, além de João Pereira, podem ocupar a lateral direita. Domingos Paciência não se queixa de falta de soluções.

Pereirinha

Em busca da afirmação

O 25 é polivalente e tem tido oportunidades para finalmente se afirmar.

Arias

Na bolsa de valores

Reforço de 20 anos, o colombiano é aposta a médio prazo, mas já se mostra.

João Gonçalves

Na luta contra o azar

Formando leonino amadurecido em Olhão, recupera de nova operação a um joelho.

Cédric

A "estudar" em Coimbra

Também versátil na direita, está a progredir bem na Académica, à qual foi cedido.

Ricardo Esgaio

Um lateral... à João Pereira

Um esteio dos sub-19, é extremo convertido a lateral, tal como João Pereira.

Assim hoje, com esta notícia, o nosso João Pereira faz a capa do jornal O Jogo.

(Jornal O Jogo)

Sem comentários:

Enviar um comentário