João Pereira, lateral do Sporting, gostou da prestação da sua equipa no triunfo frente ao Feirense, em encontro da 9.ª jornada da Ligaz Zon Sagres. No final da contenda esteve aos microfones da SportTV para garantir que este é o melhor momento dos leões desde que chegou a Alvalade.
“Sim, este jogo foi um pouco mais difícil do que os últimos que temos realizado. Mas temos de dar mérito ao Feirense, que entrou aguerrido e com força neste encontro. Conseguimos reagir e vencer, que é o mais importante”, revelou.
Questionado sobre a hipotética pressão de jogar depois de FC Porto e Benfica, João Pereira não se mostrou incomodado: “Não há pressão nenhuma, a nossa pressão é o trabalho do dia a dia, quando trabalhamos bem durante a semana para vencer os jogos no fim-de-semana.”
A terminar uma garantia: “Este é o melhor Sporting desde que cá estou, como as dez vitórias consecutivas atestam.”
O Sporting derrotou esta noite o Feirense por 2-0, em jogo da nona jornada da I Liga.
Van Wolfswinkel e Schaars marcaram na primeira derrota "caseira" do Feirense.
Ficha do jogo:
Jogo no Estádio Municipal de Aveiro.
Feirense – Sporting: 0-2.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Wolfswinkel, 64 (grande penalidade).
0-2, Schaars, 77.
Equipas:
- Feirense: Paulo Lopes, Pedro Queirós, Luciano, Henrique, Stopira, Varela, Cris, Hélder Castro (Sténio, 56), Ludovic, Miguel Pedro (Siaka Bamba, 61) e Carlos Fonseca (Rabiola, 62).
(Suplentes: Douglas, William, Mika, Jonathan, Sténio, Rabiola e Siaka Bamba).
- Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço (capitão), Onyewu, Insua, Rinaudo, Elias (André Carrilo, 57), Matias Fernandez (Bojinov, 80), Schaars, Diego Capel (Jeffren, 62) e Wolfswinkel.
(Suplentes: Marcelo Boeck, Evaldo, Bojinov, Jeffren, André Carrillo, Bruno Pereirinha e André Santos).
Árbitro: André Gralha (Santarém).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Henrique (52 e 54), Rinaudo (60), Cris (63) e Sténio (66). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Henrique (54).
Anderson Polga, que trabalhou toda a semana limitado por uma lesão na coxa, vai falhar a partida de amanhã ante o Feirense. Domingos não chamou o defesa-central para o encontro, entrando o extremo Jeffrén para a vaga criada na convocatória.
Está é a única alteração em relação ao último jogo, frente ao Gil Vicente, que os leões venceram por 6-1.
O jogo com o Feirense realiza-se amanhã, pelas 20h e 15min, no Estádio Municipal de Aveiro e terá transmissão na SportTv 1.
Lista de convocados: Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck; Defesas:João Pereira, Daniel Carriço, Onyewu, Evaldo e Insúa; Médios: Schaars, Rinaudo, Pereirinha, André Santos, Jeffrén, Matias, Capel e Elias;
Avançados: Carrilo, Bojinov, Van Wolfswinkel e Diego Rúbio.
O lateral direito do Sporting lidera com alguma distância a lista de jogadores com mais passes acertados ao longo das 8 primeiras jornadas da Liga Zon Sagres. Este é um dado que espelha a importância de João Pereira nas acções ofensivas, em particular pela frequência com que este as integra.
Outro aspecto interessante desta lista passa pela presença de muitos laterais entre os jogadores de maior destaque, o que revela a propensão das equipas em optar pelos seus corredores laterais para iniciar os seus ataques.
Entre os médios, volta a ser o Sporting a ter um jogador em destaque, com Rinaudo a surgir no terceiro lugar desta lista. Mais um dado que parece confirmar a influência positiva do médio argentino neste inicio de época, tanto que este esteve em campo apenas em 542 dos 720 minutos possíveis.
De resto, destaque ainda, na lista dos 10 jogadores com mais passes certos, para as presenças de Rolando e Alan, já que são líderes nas suas posições específicas.
10 jogadores com mais passes certos na Liga Zon Sagres 2011/12 (até à 8ªjornada)
Jogador brasileiro do Vaslui foi expulso em Alvalade e falha o resto da fase de grupos da Liga Europa.
Mão pesada da UEFA para Wesley, jogador do Vaslui expulso frente ao Sporting por ter dado uma cabeçada a João Pereira. Ao brasileiro foi aplicado um castigo de quatro jogos.
Quer isto dizer que a estrela da equipa romena falha a restante fase de grupos da Liga Europa, e até a primeira mão dos dezasseis-avos, em caso de apuramento. O presidente do Vaslui já anunciou que vai recorrer do castigo, por entender que existem atenuantes, referindo-se às queixas de uma grande penalidade na origem do lance e também de uma suposta provocação do jogador leonino.
É o leão com mais minutos... ... mas não se nota. E tem quatro jogos pela Selecção...
Alta Rotação. Se na época passada, por esta altura, era Evaldo o leão com mais minutos nas pernas, condição que defendeu até final da temporada, já nesta é outro lateral, no caso João Pereira, a chamar a si o estatuto de jogador mais utilizado pelo Sporting e por Domingos Paciência, que já em Braga também não prescindia do defesa de 27 anos. E percebe-se porquê, sobretudo no capítulo da entrega, garra e condição física.
Conservando até agora o estatuto de totalista único em Alvalade, perfazendo os 1170 minutos correspondentes às 13 partidas oficiais realizadas pelos leões, João Pereira ainda tem em cima das pernas mais 365 minutos que dizem respeito aos quatro jogos realizados pela Selecção Nacional nesta temporada, sendo que foi apenas frente ao Luxemburgo que o jogador dos leões foi poupado aos 90 minutos por Paulo Bento.
Contas feitas, são 17 jogos e 1565 minutos de competição que João Pereira já acumula e tão cedo não irá parar, apesar da concorrência de Pereirinha e Santiago Arias.
O Sporting goleou esta noite o Gil Vicente por 6-1 no último jogo da oitava jornada da I Liga.
Golos de Carriço, Wolfswinkel, Capel e Bojinov (ambos bisaram). Roberto marcou para os minhotos. Os leões regressam ao terceiro lugar, com a companhia de Sp. Braga e Marítimo.
Ficha do jogo:
Jogo no Estádio José de Alvalade, em Lisboa.
Sporting - Gil Vicente, 6-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Daniel Carriço, 07 minutos.
2-0, Wolfswinkel, 58.
3-0, Capel, 62.
4-0, Capel, 65.
4-1, Roberto, 75.
5-1, Bojinov, 79.
6-1, Bojinvo, 90+2.
Equipas:
- Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Polga, Insua, Elias, Rinaudo (Diego Rúbio, 70), Schaars, Matias Fernandez (Carrilo, 63), Capel (Bojinov, 74) e Wolfswinkel.
(Suplentes: Marcelo, Onyewu, Evaldo, Bojinov, Carrilo, André Santos e Diego Rúbio)
- Gil Vicente: Adriano, Éder, Halisson, Sandro, Júnior Caiçara, Richard, Pedro Moreira (Guilherme, 29), Luís Manuel, Sidnei, Luís Carlos (Yero, 82) e Laionel (Roberto, 53).
(Suplentes: Jorge Batista, Daniel, Yero, Paulo Lima, Mauro, Roberto e Guilherme)
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo a Pedro Moreira (25), Rinaudo (36), Luís Carlos (37) e Halisson (58).
Assistência: 30.103 espetadores.
(Relvado)
DESTAQUES
O empolgado: João Pereira
Defensivamente, meteu Luiz Carlos no bolso, mas isso foi apenas um dos aspectos de uma noite de empolgamento contínuo. Se há jogador transfigurado pela sequência vitoriosa do Sporting, ele chama-se João Pereira: o moral fá-lo jogar como se todos os lances estivessem, à partida, destinados ao sucesso. Isso percebeu-se cedo, pelo dinamismo com que abriu linhas de passe na direita, complementando o estilo mais pausado de Matías. Os frutos mais vistosos foram a espectacular tentativa de chapéu a Adriano, para um aparatoso golpe de rins do guarda-redes do Gil, e, principalmente, o cruzamento para a cabeçada de Capel, no golo mais bonito da noite.
O central Oguchi Onyewu é a principal novidade nas opções de Domingos Paciência para o embate a contar para a 8.ª jornada da Liga Zon Sagres, entre o Sporting e Gil Vicente, que se disputa na segunda-feira às 20 e 15.
O jogador norte-americano foi preterido nos eleitos para o encontro com o Vaslui depois de não se ter treinado na sessão de trabalho da véspera.
Insúa (castigado para a partida europeia) e Elias (inelegível para jogar pelos leões nas provas continentais) regressam aos convocados.
Em sentido contrário, os jovens Tiago Ilori e André Martins não constam dos 19 convocados de Domingos.
Jeffrén já se encontra recuperado, mas o técnico leonino preferiu "não correr riscos" depois do antigo jogador do Barcelona ter estado afastado dos relvados por lesão. O peruano Alberto Rodríguez efetuou corrida no treino deste domingo e caminha para a recuperação total.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Defesas: Polga, Daniel Carriço, Onyewu, Evaldo, João Pereira e Insúa;
Médios: Schaars, Capel, Matias Fernández, Rinaudo, Pereirinha, André Santos e Elias;
Avançados: Bojinov, Wolfswinkel, Carrillo e Rubio.
O treinador do Vaslui, Viorel Hizo, considerou esta quarta-feira que o Sporting possui seis jogadores que podem decidir uma partida e antevê um "jogo complicado" na quinta-feira para o grupo D da Liga Europa.
"O Sporting tem jogadores muito fortes, como o Rinaudo, o [João] Pereira, o Wolfswinkel, o Carrillo, o [Matías] Fernandez e o Capel, que podem decidir um jogo. Por isso estudámos a fundo a equipa para tentarmos sair daqui com um resultado positivo", disse o técnico romeno, na antevisão da partida com os leões. Hizo lembrou que a sua equipa é "jovem e inexperiente nas competições europeias" e sustentou que o Sporting tem "mais possibilidades de ganhar" a partida, o que não significa que o Vaslui não se apresente em Alvalade para "levar um bom resultado", como conseguiu na deslocação a Roma, na primeira jornada.
(Correio da Manhã)
João Pereira também faz hoje capa do jornal Record, por causa do jogo desta noite com o Vaslui a contar para a Liga Europa. Recordo que o jogo se iniciará as 20h e 05min e terá transmissão na SIC.
O Sporting vai defrontar o Vaslui sem os dois defesas que têm composto habitualmente a dupla de centrais: Alberto Rodríguez e Oguchi Onyewu.
Os problemas físicos do norte-americano já eram conhecidos; o peruano deverá ter sofrido uma lesão durante o treino desta quarta-feira.
Assim, Daniel Carriço e Anderson Polga serão os prováveis titulares no centro da defesa, inseridos num quarteto "repetido" em relação à época passada: João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo (Insúa foi expulso contra a Lazio).
O jovem defesa Tiago Ilori foi chamado por Domingos Paciência para colmatar as falhas na defesa. Destaque ainda para Bojinov que, após alguns problemas físicos, está apto para jogar e integra a lista.
Convocados do Sporting:
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo
Defesas:João Pereira, Carriço, Polga, Ilori e Evaldo
Médios:Schaars, Capel, Matías, Carrillo, Rinaudo, Pereirinha, André Santos e André Martins
O Sporting qualificou-se este sábado para a quarta eliminatória da Taça de Portugal ao vencer em Famalicão por 2-0.
Os dois golos foram marcados pelo holandês Van Wolfswinkel, o primeiro de grande penalidade. Domingos Paciência aproveitou para rodar alguns jogadores menos utilizados, e os leões só chegaram ao primeiro golo aos 62 minutos. O «bis» foi fechado cinco minutos depois, de cabeça.
O Sporting alinhou com a seguinte equipa:Marcelo Boeck; João Pereira, Onyewu, Daniel Carriço e Evaldo; André Santos; Matías Fernández e Schaars; Diego Capel, Van Wolfswinkel e Insua.
(Suplentes: Tiago, Rodriguez, Polga, Arias, Pererinha, André Martins e Rubio).
Não houve muitas poupanças. Tendo em conta os disponíveis, Rui Patrício (não convocado), Rodríguez (no banco) e Carrillo (na bancada) foram mesmo os únicos a ficar de fora. Rinaudo (castigado) e o castigado Elias não foram convocados.
A formação da II Divisão apresentou o seguinte onze: Rui Forte; Luís Miguel, Pedro Silva, Hugo Matos e Talocha; Palheiras, Jorginho e Flávio Igor; Gomis, Claro e Diop.
(Suplentes: César, Jorge Miguel, João Dias, Flávio Moreno, Nélson, China e Cafu).
O estádio esteve praticamente cheio, com quase 8 mil espetadores, com os adeptos leoninos em maioria. Foi uma noite de grande festa, como o histórico clube de Famalicão há muito não vivia.
O treinador do Sporting, Domingos Paciência, chamou 19 jogadores para o jogo deste sábado com o Famalicão, referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Destaque para Arias, defesa-direito colombiano que se estreia nos convocados de Domingos Paciência, que promoveu ainda os regressos de Rodriguez, Tiago e Pereirinha.
Em relação ao último jogo, saem Rinaudo (castigado), Rui Patrício, Elias e Bojinov.
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Tiago e Marcelo Boeck.
Defesas: Rodriguez, Daniel Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, Arias, João Pereira e Insúa.
Médios: Schaars, André Santos, Pereirinha, André Martins, Capel e Matias Fernandez.
Domingos Paciência já contou esta manhã com cinco dos jogadores do Sporting que estiveram ao serviço das respetivas seleções nacionais.
Os portugueses Rui Patrício, João Pereira e André Martins, o holandês Schaars e o búlgaro Bojinov voltaram a Alcochete, num treino à porta fechada.
Para completar o grupo faltam Rinaudo e Insúa (Argentina), Elias (Brasil), Matías Fernández (Chile) e Rodrìguez (Peru), atletas que só hoje chegam a Lisboa.
Van Wolfswinkel recebe às 12 horas o prémio de melhor jogador do mês de Setembro do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.
Seis dos 23 viajaram para a capital, onde chegaram de madrugada.
A Selecção Nacional chegou triste a Lisboa, depois da derrota na Dinamarca, que empurra Portugal para o play-off de apuramento para o Campeonato da Europa.
Apenas seis jogadores da equipa das quinas aterraram em Lisboa: Eduardo e Rúben Amorim (Benfica), Rui Patrício e João Pereira (Sporting), João Moutinho (FC Porto), e Ricardo Quaresma (Besiktas) - não foi possível vislumbrar o técnico Paulo Bento -, tendo os restantes companheiros viajado para os respectivos clubes sem passar pela capital portuguesa.
Nos futebolistas era visível o descontentamento pelo fracasso na conquista do apuramento directo. Nenhum prestou declarações.
Portugal perdeu na Dinamarca por 2-1, golos apontados por Khron-Dehli, aos 13 minutos e Bendtner, aos 63, para a equipa da casa, e Ronaldo aos 92'. A seleção nacional foi completamente dominada na primeira meia hora e só começou a aparecer com perigo junto da baliza adversária no último quarto de hora da primeira parte. Portugal ficou em segundo lugar no seu grupo e vai ter de disputar o "play-off" de qualificação para a fase final do Europeu.
Mas se o primeiro tempo foi muito mau, o segundo nem tem qualificação. E na segunda parte só não houve goleada porque Rui Patrício fez três grandes defesas e Ronaldo reduziu aos 92', numa "bomba" de livre direto.
Portugal apresentou-se em campo neste decisivo jogo na Dinamarca com o onze que se esperava, o mesmo da última partida com a Islândia: Rui Patrício; João Pereira, Rolando, Bruno Alves e Eliseu; Raul Meireles; Carlos Martins e João Moutinho; Nani, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo (Suplentes: Eduardo, Miguel Veloso, Ricardo Costa, Quaresma, Ruben Amorim, Ruben Micael e Nuno Gomes).
A Dinamarca apresentou a seguinte equipa inicial: Sorensen; Jacobsen, Kjaer, Bjelland e Silberbauer; Kvist e Zimling; Eriksen; Rommendahl, Bendtner e Khron-Dehli.
O empate bastava a Portugal para conseguir a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de 2012, na Ucrânia e na Polónia. E a derrota chegava para ser o melhor segundo, desde que a Suécia não derrotasse a Holanda. Neste encontro, os suecos venceram por 3-2.
O Parken Stadion apresentou o ambiente das grandes noites e esteve completamente cheio, com 37 mil espetadores. E que merecida festa foi feita por 36 mil! Isto porque os outros 1000 foram envergonhados para casa...
FICHA DE JOGO
Parken Stadium, em Copenhaga.
Dinamarca – Portugal, 2-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Michael Krohn-Dehli, 13 minutos.
2-0, Nicklas Bendtner, 63.
2-1, Cristiano Ronaldo, 90+2.
Dinamarca: Thomas Sorensen, Niki Zimling (Christian Poulsen, 70), Simon Kjaer, Andreas Bjelland, Michael Silberbauer (Simon Poulsen, 76), Lars Jacobsen, William Kvist, Christian Eriksen, Michael Krohn-Dehli, Denis Rommendahl (Jakob Poulsen, 87) e Nicklas Bendtner.
(Suplentes: Stephan Andersen, Simon Poulsen, Bo Svensson, Lasse Schone, Jakob Poulsen, Christian Poulsen e Soren Larsen).
Portugal: Rui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Rolando, Eliseu (Ricardo Quaresma, 65), Raul Meireles, João Moutinho, Carlos Martins (Miguel Veloso, 65), Cristiano Ronaldo, Nani e Hélder Postiga (Nuno Gomes, 78).
(Suplentes: Eduardo, Miguel Veloso, Ricardo Costa, Ruben Amorim, Ruben Micael, Ricardo Quaresma e Nuno Gomes).
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália).
Ação disciplinar: cartão amarelo a Denis Rommendahl (45) e Michael Silberbauer (75).