Entre os 14 jogadores utilizados por Paulo Bento no jogo com a Bósnia, sete (ou seja metade) foram formados no Sporting: Rui Patrício, Miguel Veloso, João Moutinho Nani e Cristiano Ronaldo foram titulares, enquanto Ricardo Quaresma e Carlos Martins entraram nos últimos minutos. Mais uma prova da grande qualidade da formação leonina, considerada das melhores da Europa.
Analisando os restantes sete jogadores que não foram formados em Alvalade/Alcochete, o FC Porto é o clube mais representado, mas apenas com dois elementos (Bruno Alves e Hélder Postiga). João Pereira é o único futebolista "fabricado" no Benfica, enquanto Raul Meireles fez a formação no Boavista, Fábio Coentrão no Rio Ave, Ruben Micael no União da Madeira e Pepe no Corinthians Alagoano.
De resto, dos sete elementos "made in Alvalade", apenas dois não tinham passado "pelas mãos" de Paulo Bento no Sporting: Patrício, Veloso, Moutinho e Nani foram por ele treinado nos juniores e nos seniores, Carlos Martins apenas como profissional.
Analisando os 14 futebolistas lusos utilizados diante da Bósnia, verifica-se que apenas quatro (!) não têm passado verde e branco. Estamos a falar de Bruno Alves, Meireles, Coentrão e Micael. Isto porque Pepe esteve alguns meses em Alvalade, na época 2002/03 (emprestado pelo Marítimo), João Pereira faz parte do atual plantel e Hélder Postiga saiu há dois meses e meio para o Saragoça.
Inversão de política?
Não deixa de ser curiosa o que parece ser uma menor aposta do Sporting nos seus jovens. Apesar da excelência da sua formação, no atual plantel apenas cinco jogadores são das suas escolas: Patrício, Pereirinha, Carriço, André Martins e André Santos, sendo que o junior Ilori já foi utilizado esta temporada. De todos eles, apenas Patrício é titular indiscutível...
A expressão "apenas" justifica-se pelo facto deste ser um número normalmente baixo em Alvalade, mas ainda assim sem comparação com o que se passa no FC Porto, em que apenas Kadu, o terceiro guarda-redes, foi formado no clube!
No atual plantel do Benfica, é verdade que existem cinco jogadores das escolas, mas já se percebeu que tal fica apenas a dever-se à necessidade de os inscrever na Liga dos Campeões, onde tem de haver uma quota mínima de jogadores formados localmente. Por alguma razão Jorge Jesus conta com um aparentemente exagerado número de 28 jogadores no plantel....
E quais são os seis menos utilizados? Luís Martins (64 minutos), David Simão (57), Nelson Oliveira (45), Mora (12), Ruben Pinto e Mika (estes ainda não se estrearam). No lote, estão quatro dos elementos da formação, sendo que o outro, Miguel Vítor, não está muito melhor (só foi utilizado durante 128 minutos).
A questão fica no entanto no ar: será que também o Sporting está a deixar de apostar da formação? E se assim for, estará o futuro da seleção nacional em risco a breve prazo?
(Relvado)
Sem comentários:
Enviar um comentário